Casar...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Etiqueta no casamento



Outro aspecto do casamento que me deixa tensa são as regras de etiqueta. Quem convidar? Como convidar? Convidar só alguns para a festa e geral para a Igreja? Enfim, mil dúvidas para as quais ainda não tenho todas as respostas.


Uma boa dica para quem, como eu, pretende fazer um casamento nos meses de festas (janeiro, fevereiro e março (época de S. João para o povo do Nordeste também)) é enviar um cartão-guarda-data (save-the-date-card): a tradição norte-americana cabe como um luva aqui! Muitas pessoas fazem planos nestas épocas e precisam de uma certa antecedência para se organizarem. Tem gente que faz planos micareteiros, carnavalescos, natalinos e que podem entrar no meio do seu casamento. Descontando o lado marqueteiro da coisa (criar expectativa em relação à festa), é muito chique considerar que as pessoas têm coisas tão importantes quanto - ou mais importantes que - o seu casamento.


Acredito que fique de bom-tom enviar o tal cartão com um ano de antecedência, assim que a Casa de Festas e a Igreja forem escolhidas. O melhor é pôr no cartão a data, local de cerimônia (ou das cerimônias caso todos sejam convidados) e algum contato, como telefones de contato da cerimonialista (ou de quem vai cuidar disso), ou site do casal, o que é super-indicado pois permite que vocês poupem dinheiro com muita coisa (podem deixar espaço no site para RSVP, colocar mapas, telefones de hotéis (assim pode economizar no tamanho do cartão ;) ), cabelereiros, a história de vocês, enfim, tudo o que a imaginação permitir!).


Ainda sobre este cartão, o ideal é cotar em gráficas, ou experimentar seus dotes artísticos e gráficos. O cartão não é tão elaborado que te impeça poupar um belo dinheiro!


O fato é que apesar de não ter todo o conhecimento do mundo acerca das regras de etiqueta em casamentos, uma coisa aprendi: no fim das contas, o casamento é seu e é você (noiva e noivo) que vai decidir o formato e o tipo de cerimônia.

4 comentários:

Marrequinha disse...

que máximo esse negócio desse cartão!!!

mas acho que aqui no Brasil não iam te entender muito bem não camila... infelizmente, né?
Mas seria interessante se vc já fosse avisando ao pessoal mais chegado da data do casório e tals, assim vc nem gastava dinheiro com o cartão!

bjs!

Carolina Souza Lima disse...

Eu ja mandei fazer o save e acho que dara super certo. Foi a Joana que pensou em tudo pra mim.. ela teve suuuper ideias e fez e refez ate eu achar perfeito.

Se quiser ver o meu:
www.carolinaerafael.com.br

Aproveita a promoçao, sim! É bom que vc ja fica absolutamente segura do trabalho e da simpatia deles! Alem do preço que nao existe igual!!!

bjs! Carol

Unknown disse...

Cacá sis!!
Lendo isso e vendo fotos de clubes, quitutes, etc, me lembrei da sua festa de 15 anos, acho que foi a 1ª que fui!! Lembro que me esbaldei! Só boas lembranças...
Graças a Deus vc não saiu do meu "campo de visão"! Apesar da nossa distância, vc tem um lugarzinho cativo no meu coração, com muito carinho!
Um beijão e boa sorte!

Aline disse...

nossa, eu nem sabia que isso existia...
acho que esse blog já é uma grande maneira de vc manter as pessoas informadas! até pq vc escreve super bem e eu to adorando ler essas coisas de festa.... =)
aos pouquinhos vamos acompanhando o sonho de vcs se tornar realidade e isso é mt bonito!!!
estou com saudades d vcs...
bjinhus!